Folia de Reis Magos da Cidade da Cultura
O Projeto Folia de Reis Magos da Cidade da Cultura foi aprovado em 2019 código 4661pelo Faz cultura, lei de incentivo com renúncia fiscal do Governo do Estado da Bahia através das Secretarias de Cultura e Fazenda Estadual.
O projeto prevêr a continuidade dos festejos de reis tendo como ponto de partida a manutenção do grupo Reisado de São Vicente criado pelo Mestre Asa Filho em consonância com a tradição da festa de reis do Distrito de Tiquaruçu que é realizada no dia 06 de janeiro dentro do advento natalino a mais de 200 anos. A importância de manter essa tradição viva deu origem a instituição ORCARE _ Organização Cultural Artística Reisado de Sâo Vicente também fundada pelo Mestre Asa Filho. A entidade teve seu reconhecimento público municipal, estadual e federal quando se tornou Ponto de Cultura da Bahia em 2008.
A Folia de Reis Magos da Cidade da Cultura é um projeto de envergadura resistente ao mundo cibernético o qual tem afetado os saberes e dizeres lúdicos espontâneos aprendidos por nossos antepassados e que hoje chamamos de Cultura Popular, até mesmo sem saber o que significa. Entender essas linguagens é ir de encontro às sapiências acadêmicas que foge de maneira sorrateira tentando esconder que isto não é pedagógico, científico ou lírico.
O projeto é realizado no espaço Cidade da Cultura, também fundado pelo Mestre Asa Filho em 2004. Destina-se a oferecer ao publico um serviço de entretenimento seguido de muita arte, música e culinária regional mantendo a tradição da Folia de Reis Magos todos os anos.
A Folia tem a duração de 04 dias consecutivos com apresentações de teatro, musica e cortejo de ternos de reis pelas ruas da cidade mais precisamente próximas ao espaço Cidade da Cultura. Os grupos folclóricos que participam do desfile de Reis saem todos característicos de acordo à sua modalidade de animação e ritmo: samba, ciranda, charanga, capoeira, repentistas, ternos de reis com compromisso de saudar o menino Jesus nascido na manjedoura.